Suba a minha oração perante a vossa face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. {Salmos 141:2}

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Escreva


Quando se escreve, às vezes é preciso abrir mão de tudo e simplesmente ordenar-se: - escreva! Comida no forno, trabalho por fazer, hora de dormir, o que seja; o maior pecado do escritor é resistir ao imperioso chamado da pena.

Mas escrever sobre o quê, ele logo se pergunta. Parece que o ato de escrever sempre tem de ter um porquê e um sobre o quê, além dos execráveis e dolorosos como e com que fim (nos dois sentidos da palavra "fim"). O próprio impulso da escrita é tão voraz e inacessível que por vezes se torna impossível pausar-lhe, fazer-lhe qualquer dessas perguntas; o máximo que se consegue é seguir-lhe o rastro, no ritmo sempre atrasado do lápis sobre o papel, da luta retardada entre a coordenação da mão e a do pensamento.

"Lutar com as palavras é a luta mais vã", já dizia o nosso nobre guerreiro (e vencedor) Carlos Drummond de Andrade. O guerreiro da palavra é talvez o menos nobre e mais ensanguentado, pois sua arma fere não só os outros, mas ele mesmo, enquanto luta. É uma luta desleal entre interior e exterior, numa mediação complexíssima que pode resultar tanto em medalhas de honra quanto em aversão e ostracismo, sem critérios suficientemente claros.

O que se sabe, quando se tem este espírito maldito de escritor, é que uma vez nascido com esta marca, não se pode ignorá-la, sob o risco de definhar em tédio e em mediocridade, sufocando até a morte em sílabas engolfadas. Portanto, se você se identificou com algo do que se disse até agora, escreva! Simplesmente escreva, sem se perguntar se é bom ou ruim, pois até o mundo está sempre em dúvida sobre isso. Além do mais, quem pode criticar o que se faz simplesmente para poder existir?

8 comentários:

  1. Nossa Tia Rê, quanto sentimento no escrever. Só quem tem na natureza a força e a sensibilidade artística é que pode sentir isso, o resto, somos pedras. Em minha concepção, a arte é algo tão sublime e tão mágico, é algo tão necessário, que sem ela, não há vida ( Já dizia, o sempre citado por mim, Ferreira Gullar). Dizem não existir vida em outro planeta, eu rebato dizendo, existe sim, no planeta poesia. Os serem que existem lá, são seres mágicos, que tem a alma mais "elevada" do que nós seres humanos. Eles têm nas mãos uma arma poderosíssima que pode mudar o mundo para melhor, basta lermos eles; nas mãos deles, Deus colocou o segredo da vida, tão perseguido pelo homem.

    Como sempre, admirando sua escrita e percebendo que sou pedra...

    ResponderExcluir
  2. Eu já senti a mesma coisa um milhão de vezes, bom saber que alguém compartilha do mesmo. Pior que, ainda, eu tentei parar de escrever e tudo mais, mas decidi que ninguém tem que gostar de qualquer palavra minha; escrever significa o texto e eu, meus sentimentos e eu, a vontade e eu - alguém gostar disso ou não, não é motivo: é consequência.
    Adorei o seu texto :)

    ps.: sim sim, sou da mesma sala de Letras da UEMA que Fernanda. Somos muito, muito amigas! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já tive blog há alguns anos atrás e o encerrei pelo que você disse no início, sempre tinhas algo em primeiro lugar, a faculdade, o namoro, o trabalho... Enfim, mas quem gosta, sempre arruma um jeito ou uma hora. Agora escrevo do trabalho, nos momentos livres aqui (que felizmente são muitos!) escrevo e leio.

    Eu me identifiquei e seguindo seu conselho: Escrevo!


    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Escrever pra existir, pra nao sufocar, pra limpar, pra sujar, pra inventar, pra sonhar, pra nao chorar, pra nao parar de lembrar, pra deixar alguém feliz, pra tocar, pra respirar, enfim... pra nao morrer! Beijos de admiraçao, de carinho e de muita alegria em ter voce no meu circulo de amigos!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO PELO ELOGIO, FEITICEIRA. MANDE ALGO QUANDO PUDER. APENAS ESCREVA, QUERIDA FLOR. APENAS ESCREVA.

    ResponderExcluir
  6. Escrever é um exercício que todos deveriam experimentar... sem dúvida, colocar suas idéias no papel e interagir com o trabalho pronto traz uma satisfação sem explicação.

    Muito bom!
    Criei o meu dia desses, vou atualizar sempre que possível. Abraço!

    http://dscorrea.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. that is really a good tip especially to those fresh to the blogging simple but very accurate info many thanks for sharing hope to read more here is my website; 풀싸롱

    ResponderExcluir

Vou adorar saber o que você achou. Fique à vontade :)